sexta-feira, 22 de julho de 2011

HISTÓRICO/CURUPIRA

O Curupira surgiu em 2002 com a proposta de ser um grupo de teatro diferenciado. Um lugar onde os atores poderiam trabalhar a si mesmos, e desenvolver nesse ambiente, condições para concretizar seus sonhos e desejos.
Foi percebido que para o ator poder trabalhar a si mesmo e realizar seus objetivos, para que o ser humano em questão pudesse dinamizar seus anseios e transformar o que lhe aprouver em manifestação cênica, era necessário, antes de tudo, técnica
Era necessário ter conhecimento prático de suas habilidades e capacidades, para que o indivíduo conseguisse potencializar-se enquanto ser criativo e atrativo.
Enfim, era necessário ter técnica para que o ator pudesse ser considerado como ator, e ser capaz de executar sua arte.
Partimos em busca dessa técnica. E nos defrontamos com escritos e resultados de diversos mestres em suas artes: Stanislavski, Meyerhold, Drecroux, Artaud, Grotowski, Barba, Burnier e outros. Chegamos a conclusão que não estávamos atrás de uma técnica para o ator. Mas de várias.
Como o foco sempre foi o trabalho do ator, se tornou natural a busca de um processo individual. Não foi uma busca estética, ou estilística, o grande número de monólogos que criamos ao longo dos anos; mas um resultado natural. Nunca tentamos montar um espetáculo, eles aconteceram naturalmente, como resultado de uma pesquisa intensa, pessoal e única.
E estes resultados são sempre postos à prova, através dos nossos constantes debates com a platéia após a execução dos mesmos. Com o debate tentamos ver se conseguimos firmar o solo, e nos tornar donos da terra, para que possamos pavimentá-la ou transformá-la num jardim. Para podermos ser capazes de fazer o que quisermos.
Após 09 anos de trabalho e 09 espetáculos, o Curupira ainda é, e cada vez mais, um ambiente fértil para o desenvolvimento da arte de ator.


ESPETÁCULOS

“Esperando Godot” 
 2002
Direção: Ronaldo Ventura
Texto: Samuel Beckett

Sinopse: Dois homens esperam por Godot debaixo de sua árvore.
O texto de Samuel Beckett discute os temas da solidão e da incomunicabilidade humana.

Histórico: O espetáculo cumpriu apresentações em São Bernardo, incluindo uma biblioteca, e em Santo André, no Teatro do Nó.


“Cartas Portuguesas”
2003
Texto: Mariana Alcoforado
Elenco: Erica Rabelo

Sinopse: Trancada em sua cela, uma mulher sofre. Mariana é uma freira que sente o “maior amor do mundo”. A platéia é convidada a se tornar uma testemunha muda desta dor.

Histórico: O espetáculo cumpriu apresentações em São Bernardo, São Caetano do Sul, cumpriu duas temporadas em Santo André e em São Paulo.

“O Pequeno Monstro”
2004
Concepção e Direção: Ronaldo Ventura
Elenco: Willians Aragão
Sinopse: Ao olhar sua obra máxima, o homem, Deus suspira. E lamenta.
Histórico: O espetáculo cumpriu apresentações
no teatro Abílio Pereira de Almeida, em São Bernardo do Campo.



“Âmbar”
2006
Direção e Dramaturgia: Ronaldo Ventura
Elenco: Erica Rabelo e Mariane Ribeiro

Sinopse: Releitura do mito de Electra, o espetáculo conta a história da filha de Agamenon que busca a vingança pela morte de seu pai, o Rei de Argos, assassinado pela esposa e seu amante.

Histórico: O espetáculo cumpriu apresentações em São Bernardo do Campo,
São Caetano do Sul, Diadema e em Petrópolis – RJ.
Ganhou o 2° Lugar na Mostra de Artes de Diadema de 2007.


“Bi-do: o amor não escreve seu nome”
2007
Concepção e Direção: Ronaldo Ventura
Elenco: Erica Rabelo

Sinopse: Espetáculo de Butoh. A trajetória de uma flecha lançada por um arqueiro cujo alvo é ele mesmo. Com o subtítulo “o amor não escreve seu nome”, o espetáculo mostra 13 cenas que representam o âmago de um arqueiro. Um solitário em busca de iluminação.

Histórico: O espetáculo cumpriu apresentações em São Bernardo do Campo, Diadema e em Petrópolis – RJ.


“Alecrim”
2007
Direção e Dramaturgia: Ronaldo Ventura
Elenco: Mariane Ribeiro

Sinopse: A peça conta a história de uma menina que teve uma vida tão intensa e tão curta quanto o tempo de vida de uma flor do campo. Alecrim relembra ao público a fragilidade da vida.

Histórico: O espetáculo cumpriu apresentações em São Bernardo do Campo, Diadema e em Petrópolis – RJ. Cumpriu temporada em São Caetano do Sul e em São Paulo.


“A-5087”
2007
Direção e Dramaturgia: Ronaldo Ventura
Elenco: Erica Rabelo

Sinopse: A vida real de uma atriz anã judia que sobreviveu a Auschwitz. A montagem narra o drama real vivido por uma família judia de anões artistas capturados por nazistas na Segunda Guerra Mundial. Após serem levados para o campo de Auschwitz, a família se transforma em cobaia do médico Josef Mengele em suas experiências cientificas e, mesmo após todo o sofrimento, consegue sobreviver ao Holocausto. O nome da peça faz referência ao número de identificação tatuado no braço de uma das vitimas.

Histórico: O espetáculo cumpriu apresentações em São Bernardo do Campo, Diadema e em Petrópolis – RJ.

“Macaco Pelado”
2009
Direção e Dramaturgia: Ronaldo Ventura
Elenco: Renato Aciole

Sinopse: Espetáculo de rua. Um macaco sem pêlos invade o cotidiano da cidade e a obriga ouvir verdades.
Histórico: O espetáculo cumpriu apresentações em São Bernardo do Campo e em Sabaúna - SP

“Ofélia”
 2010
Direção e Dramaturgia: Ronaldo Ventura
Elenco: Ana Cecília Reis

Sinopse: Apresenta a trajetória da personagem Ofélia, que na obra Hamlet de William Shakespeare faz aparições periódicas, curtas e fundamentais. A adaptação acompanha esta personagem nos momentos em que ela não aparece na dramaturgia original e a contextualiza no mundo atual.

Histórico: O espetáculo abriu a X Mostra Minimalista de Petrópolis – RJ e cumpriu apresentações no Teatro Lauro Gomes em São Bernardo do Campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário